JR Consultoria Farmacêutica

Consultora responsável: Juliana Rinaldin.
Farmacêutica Bioquímica pós graduada em Farmácia Magistral (UFPR) e em Gestão de Negócios (FAE). Ampla experiência na área magistral.

Contatos: (41) 9995-6581 ou juliana.rinaldin@uol.com.br

Auto Inspeção


A auto-inspeção é uma auditoria conduzida na empresa que tem por objetivo verificar e avaliar o cumprimento das Boas Práticas de Manipulação pela farmácia em todos os aspectos da produção, controle de qualidade e de legislações farmacêuticas.
Tal atividade deve ser feita de forma documentada para que itens e parâmetros críticos do processo de instalações, sistemas ou equipamentos sejam registrados e avaliados segundo critérios pré-definidos pela empresa, normativas e demais compêndios.
É necessário dispor de um procedimento operacional padrão de inspeção que deve ser projetado de forma a detectar quaisquer deficiências na execução das Boas Práticas de Manipulação e especialmente recomendar as ações corretivas e preventivas, se necessárias.
A auto-inspeção deve ser realizada rotineiramente, segundo a RDC 67/07, no mínimo anual. Mas, como sabemos, anualmente é um tempo longo quando trabalhamos com um processo tão complexo e extenso como a manipulação de produtos. Recomenda-se montar um cronograma com inspeções no mínimo semestralmente. A farmácia deverá dispor de um período pós-auditoria para realizar as correções, adequações e treinamentos. Atenção: NÃO existe auto-inspeção sem identificação de problemas, se você não identificou nada, pode ter certeza que você não está auditando de forma correta. Por isso, o ideal é dispor de empresas terceirizadas, pois não estão viciadas aos processos que para o farmacêutico local são rotineiros. Outra prática comum em empresas maiores é auditoria cruzada, um supervisor inspeciona o setor de outro, enquanto tem seu setor inspecionado pelo supervisor do setor que ele inspecionou; o problema nesses casos é que para uma auto-inspeção ser produtiva quem a conduz deve dominar os processos particulares e a legislação específica de cada setor, condição de difícil de ser atingida assim.
Na realização da auto-inspeção deve-se considerar todo o processo produtivo, que inclui: pessoal; instalações; manutenção de prédios e equipamentos; armazenamento de matéria prima, material de embalagem e produto terminado; máquinas e equipamentos; produção e controle em processo; controle da qualidade; documentação; sanitização e higiene; planos e programas; calibração de instrumento e sistemas de medidas; procedimento de recolhimento de produtos vencidos; procedimento de avaliações de reclamações; controle de rótulos; descarte e disposição de resíduos.
Ao término da auto-inspeção deverá ser emitido um relatório final, onde atestam a capacidade ou incapacidade das instalações, sistemas, procedimentos e equipamentos de atenderem as Boas Práticas de Manipulação, legislações regulatórias e compendiais e apontar os riscos identificados, com a sugestão de medidas corretivas e preventivas a serem implementadas.

A auto-inspeção é uma oportunidade de identificar erros, 
situações de riscos ou melhorar os processos internos da farmácia. 
Para saber mais sobre planos de auditorias, entre em contato:
juliana.rinaldin@uol.com.br
(41) 9995-6581